“Ser imagem e semelhança de Deus é ter a capacidade de transmitir o amor que recebo desde quando fui pensado e desejado no coração de Deus para aqueles que estão ao meu redor.
É humanizar por meio de atitudes e gestos esse amor perante ao próximo.
Ter a coragem de olhar em minha história e reconhecer os feitos do Senhor.
É ser sincero comigo mesmo. Perceber que em muitos momentos de minha vida o Senhor buscou me amar como pode e que em meio as minhas fraquezas coloquei limitações.
Entender que nas vezes que o chão eu deixei de sentir, a Sua mão me dava segurança que precisava naquele momento, mas que eu não percebia”
Ao assumir quem eu sou algumas vezes me deparo com uma realidade extremamente limitada, diferente daquela pensada por Deus, que acaba me revelando inúmeras perguntas sem respostas buscadas em minha história até o momento de hoje. Mas também me deparo com uma realidade que não posso ainda tocar, sem perguntas e sem respostas, infinita, sem limites e algumas vezes surpreendente, vivenciada a partir do coração de Deus e não a partir do meu, que me leva a perceber que ser quem sou não depende de mim, mas de um ato amoroso de Deus.
Ser imagem e semelhança de Deus foi uma opção Dele que busca ser atualizada a cada momento, por meio de atitudes concretas perante a mim.
Deus providencia situações para eu me assemelhar mais a Ele e assim refletir com mais constância a sua imagem. São atos de amor para conosco que dependem de como eu encaro a minha verdade e de como me vejo semelhança de Deus.
Cabe a mim somente ter um coração vazio de eu mesmo, que olha para seus erros não como obstáculos para que a Providência Divina não aconteça, mas como alguém que ao olhar seus erros se reconhece um dependente de Deus e que por isso se torna um necessitado dessa providência, que por essa razão ela acaba acontecendo em sua vida.
Providência Divina é um amor que vem providenciar o que me falta naquele momento, que não chega anunciando, mas que vai se acontecendo quando menos espero.
Não é difícil perceber que os erros muitas vezes caminham juntos com a providência.
Erros meus podem se transformar em providência para alguns e erros de outros podem se transformar em providência para mim. Em muitas vezes isso se tornava incompreensível por mim, talvez seria mais fácil dizer que acertos meus podem ser providência para alguns, assim como acertos de outros podem ser providência para mim.
Ambas as situações a Providência continua sendo um ato de amor de Deus para comigo. Somente depende de como acolho as situações que hoje eu vivo e que a cada momento posso experimentar.
São Paulo que entendia muito bem essa realidade nos ensina:
Aliás, sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são os eleitos, segundo os seus desígnios ( Rm 8, 28 )
Pois ele mesmo percebia que os seus defeitos e qualidades caminhavam de maneira muito entrelaçada, chegando até lhe confundir.
Não faço o bem que quereria, mas o mal que não quero ( Rm 7, 19 )
Deus se utiliza desse entrelace como espaço necessário para o amor dele acontecer. Entre a minha qualidade e meu defeito a Providência de Deus perante a mim passa como um limiar entre eles, sem distingui-los, em um espaço estreito, mas suficiente para atualizar e resgatar a minha imagem como semelhança Dele.
Em outras palavras, a Providencia Divina se realiza na minha vida quando entendo que ela é sempre regida por atos humanos, que por isso podem ser falhos, mas que dentro de nós gera amor, para comigo, para com o outro e para com Deus.
Aprender com os nossos erros é um ato de providência para conosco.
Ajudar o outro pelo o que eu posso oferecer é providencia para ele e para mim também.
Encontrar alguém que eu gostaria de maneira inesperada ou quem eu não gostaria, pode ser uma ótima providência para mim ou para ambos.
A essência da Providência Divina está ai, no que ela gera em mim.
A maneira como ela surgiu, que é humana, não devemos colocar peso.
Se o que acontece gera amor em mim, então me torno imagem e semelhança de Deus, e assim a Providência acontece na minha vida, que se reflete no outro e no amor que tenho para com Deus.
A cada dia a Providência Divina acontece na minha vida, as vezes ela se torna surpreendente, as vezes acaba passando despercebida e só depois percebo, mas sempre vem me dar a capacidade de cedo ou mais tarde olhar meus erros com um olhar de esperança, sustentado no amor de um Deus que vive encontrando diferentes maneiras de me amar.
Pablo CN
Nenhum comentário:
Postar um comentário